Ata: TechNet Community – BluDotNet

Por Fabian Gehrke.

No dia 18 de junho de 2011 aconteceu o evento da comunidade BluDotNet em Blumenau/SC, que foi realizado na ACIB e contou com a presença de 50 pessoas, entre elas desenvolvedores, profissionais de infraestrutura, pessoas de negócio, estudantes, entusiastas e empresários.

Antes mesmo do evento começar já fomos pegos de surpresa, as 100 vagas que abrimos foram esgostadas 20 dias antes da data do evento. Supreedente!

A abertura do evento foi feita pelo Rafael Leonhardt e por mim, onde o Rafael falou sobre a história e funcionamento do grupo. Explicou que nossas reuniões são compostas de palestras sobre algum assunto de interesse do grupo e depois coding dojo. Convidou todos a participar.

A primeira palestra do dia foi sobre SharePoint, onde mostrei para o pessoal vários cenários que o SharePoint poderia ajudar as empresas e dei uma visão geral do produto. Depois fiz umas demos e falei um pouco sobre desenvolvimento para SharePoint.

O Rafael Leonhardt falou sobre o Team Foundation Server, falando sobre os problemas que as empresas de desenvolvimento de sotware possuem e como o controle do ciclo de vida de aplicativos (ALM) ajuda nesse processo. Fez várias demos demonstrando os recursos do TFS e como utilizá-los na empresa.

Após o coffee break foi a vez da Eleriane Costa e Gesilene Martins falarem sobre Windows Phone 7. A apresentação começou falando da interface metro que o WP7 utilizada e depois fizeram uma demo da interface e usabilidade do sistema operacional. Falaram sobre as especificações de hardware e marketplace, seguindo com o Push Notification, que é o padrão de notificação do aparelho. Por exemplo, é ele que diz ao aparelho que existem 3 e-mails não lidos na caixa postal do usuário. Por fim, falaram sobre desenvolvimento para o WP7 e as novidades aguardadas para logo: o Mango, a versão 7.1 do sistema operacional, que vem com mais de 500 novas funcionalidades.

A última palestra do dia foi com o MVP Evilázaro Alves, que falou sobre WCF. A palestra começou com o Evilázaro falando sobre a evolução das técnicas de desenvolvimento de software: orientação a objetos, orientação a componentes e orientação a serviços. No próximo passo falou sobre o que é Windows Communication Foundation (WCF) e como ele veio para ser o padrão de comunicação de aplicativos e serviços. Depois fez demos de criação de serviços “manualmente”, onde criou o servidor e o cliente para o serviço e logo mais mostrou que grande parte do que ele fez manualmente, o Visual Studio já faz automaticamente. Foi muito bacana essa comparação.

O público do evento contribuiu muito para o sucesso do mesmo, além da presença participaram com perguntas muito pertinente ao assunto. No final do evento tivemos o sorteio de brindes.

Agradecimentos especiais aos patrocinadores KeepIT e Cetil, que acreditaram na ideia e ajudaram na realização do evento. O evento também contou com apoio da Microsoft, Benner e Software One.

Agradecimento também as amigas Fernanda Saraiva e Maira Iantas por terem vindo de longe para prestigiar o evento e as meninas da KeepIT Mara, Jussara e Dariele por ajudarem na organização do evento.

Links:

Fotos do Evento

Apresentação da BluDotNet

Palestra de SharePoint

Palestra de TFS

Palestra de WP7

Palestra de WCF

Fonte: http://fabiangehrke.com.br/2011/06/23/evento-da-comunidade-bludotnet-em-blumenau18062011/

 

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copie esta senha e preencha no campo seguinte:

* Digite ou cole aqui a senha do campo acima:

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>